Este jogo é parte complementar de um projeto
interdisciplinar sobre dança na escola.
A
dança acompanha a vida de todos os povos
desde os tempos mais remotos.
Ela esteve, está e estará
Ela esteve, está e estará
presente em todos os momentos importantes
da vida do ser humano significando
e sendo ressignificada por cada povo,
da vida do ser humano significando
e sendo ressignificada por cada povo,
mediante a sua
cultura e o
momento histórico vivido.
momento histórico vivido.
A diversidade cultural que
caracteriza o país
tem na dança uma de suas expressões
mais significativas, constituindo um amplo leque
de possibilidades de aprendizagem. (PCNs, 1997).
mais significativas, constituindo um amplo leque
de possibilidades de aprendizagem. (PCNs, 1997).
A dança é uma das principais
práticas
para despertar a consciência corporal,
utilizando, assim, movimento e emoção,
facilitando o aprimoramento da ação,
para despertar a consciência corporal,
utilizando, assim, movimento e emoção,
facilitando o aprimoramento da ação,
da criatividade, da atitude,
tornando-nos mais conscientes
tornando-nos mais conscientes
do respeito a nós mesmos e aos outros.
O objetivo do projeto é relacionar o ensino
de dança às demais áreas do conhecimento.
de dança às demais áreas do conhecimento.
O professor pode apresentar aos alunos
diversas obras
de arte com a temática dança
(pintura, fotografia, vídeo, etc.),
o que estimulará os alunos a aprofundar
o assunto, e pedir que façam leituras
e releituras, através de diálogos,
desenhos ou pinturas.
Durante a realização do projeto
o professor pode tratar de assuntos como:
dança, movimento, educação física,
música, artes visuais
(pintura, desenho, fotografia, vídeo, etc.),
jogos teatrais, história da dança e contexto
histórico de cidades, paises, diversidade cultural,
religiosa, étnica e muitas outras coisas.
Devo ressaltar que o professor deverá
partir dos conhecimentos prévios dos alunos
para em seguida inserir outros.
Com imaginação e criatividade,
educadores e alunos podem realizar
excelentes projetos, incluindo a dança,
a música, o jogo teatral,
a dramatização, as artes visuais,
entre outras áreas do conhecimento,
tornando a aprendizagem significativa.
o assunto, e pedir que façam leituras
e releituras, através de diálogos,
desenhos ou pinturas.
Durante a realização do projeto
o professor pode tratar de assuntos como:
dança, movimento, educação física,
música, artes visuais
(pintura, desenho, fotografia, vídeo, etc.),
jogos teatrais, história da dança e contexto
histórico de cidades, paises, diversidade cultural,
religiosa, étnica e muitas outras coisas.
Devo ressaltar que o professor deverá
partir dos conhecimentos prévios dos alunos
para em seguida inserir outros.
Com imaginação e criatividade,
educadores e alunos podem realizar
excelentes projetos, incluindo a dança,
a música, o jogo teatral,
a dramatização, as artes visuais,
entre outras áreas do conhecimento,
tornando a aprendizagem significativa.
Seguem, abaixo, alguns exemplos de obras
para serem trabalhadas em sala de aula.
Dança Indígena(fotografia)
Isadora Duncan (fotografia)
Casal dançando coco (desenho)
"A dança", 1910, de Henri Matisse
Óleo sobre tela, 260 x 391 cm
Museu do Ermitage - São Petersburgo - Rússia